Psicóloga / Psicanalista Flavia Bonfim - Atendimento - Cursos - Eventos - Textos
Contatos: (21) 98212-6662 / 2613-3947 (Secretária eletrônica)

domingo, 27 de fevereiro de 2011

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICANÁLISE

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

Psicanálise: Perspectiva Clínico-Institucional


Curso em conformidade com as resoluções 01/2007 do Ministério da Educação e Cultura e 013/2007 do CFP


.
 “É possível prever que, mais cedo ou mais tarde, (…) haverá Instituições ou Clínicas para as quais serão designados profissionais analiticamente preparados (…). Defrontar-nos-emos, então, com a tarefa de adaptar nossa técnica às novas condições.”
                                                                                                                          Sigmund Freud

                    Nos tempos atuais a Psicanálise, além de se confrontar com os desafios colocados no cotidiano de sua clínica, vem adentrando cada vez mais as Instituições. A relevância do Discurso Psicanalítico vem sendo discutida a partir de experiências e projetos direcionados à práxis analítica, seja nos consultórios, seja nos Hospitais Gerais, seja nos Centros de Atenção Psicossocial ou mesmo nas Instituições Judiciais. Nunca desgarrada de sua especificidade clínica, e podendo ser aplicada a contextos diversos, a Psicanálise constitui hoje um dos principais dispositivos capazes de romper com modelos engessados de intervenção, sendo cada vez mais convocada a comparecer também nas esferas públicas. Contando com um Corpo Docente composto de Mestres, Doutores e Pesquisadores desse campo, este curso visa oferecer ao Profissional de Psicologia aprofundamento especializado na práxis analítica, potencializando seu raio de atuação frente às questões do sujeito na contemporaneidade, tanto no âmbito do consultório privado, quanto nos espaços institucionais. Desta forma, o curso apresenta três eixos da práxis analítica na atualidade: a psicanálise aplicada aos consultórios, a práxis analítica nas instituições de saúde (hospitais, ambulatórios, Institutos de Reabilitação, CAPS) e o discurso analítico pensado no enlace com as instituições jurídicas e penais.


Objetivo

Preparar o profissional de Psicologia para um campo de trabalho pertinente às demandas da clínica, bem como ao discurso psicanalítico pensado nas suas diversas esferas de intervenção institucional.  

Coordenação

Rogerio Quintella (Doutor/UFRJ; Docente/Universo)

Duração: 18 meses

Carga Horária: 644 horas

Funcionamento das Aulas: Sábados

Turno: manhã e tarde (até o oitavo mês); manhã (a partir do nono mês)

Prática em Estágio: 6 meses, em instituição conveniada

Mensalidade: R$ 312,50 (alunos externos); R$ 250,00 (ex-alunos da UNIVERSO)

Disciplinas

  • Psicanálise I, II, III, IV e V
  • Introdução à psicanálise nas Instituições
  • Ética e Técnica da Clínica Psicanalítica
  • Psicanálise e Saúde Pública
  • Teoria Psicanalítica da Psicose
  • Clínica da Psicose
  • Saúde Mental e Instituição Pública
  • Antropologia e Instituição do Parentesco
  • Antropologia do corpo
  • Psicanálise no Hospital Geral
  • Psicanálise nos Centros de Atenção Psicossocial
  • Psicanálise nos Centros de Reabilitação
  • Teorias Institucionalistas
  • Psicanálise e corporeidade
  • Epistemologia da psicanálise
  • Metodologia de pesquisa em Psicanálise
  • Psicanálise e Medicina
  • Psicanálise nas Instituições Judiciais
  • Psicanálise e Maternidade
  • Perspectivas Clínicas do trabalho em grupo
  • Seminário Clínico
  • Estágio Supervisionado
  • Trabalho de Conclusão de Curso

Corpo docente

Adriane Sabrosa – Psicóloga (UFF); Mestre em Saúde Pública (FIOCRUZ); Psicóloga do Manicômio Judiciário Henrique Roxo; Professora da Universidade Salgado de Oliveira.

Alan Christi - Psicólogo (UFF); Coordenador de Saúde Mental da Prefeitura de Maricá; Coordenador do Setor de Psicologia do Hospital Conde Modesto Leal  de Maricá; Especialista em Psicologia Clínica (CFP).

André Rossi - Psicólogo (UFF); Mestre em Estudos da Subjetividade (UFF).

Carlos Alberto Ribeiro Costa - Psicólogo (UFF); Mestre em Teoria Psicanalítica (UFRJ); Doutorando em Teoria Psicanalítica (UFRJ).

Cláudia Pitanga - Psicóloga (UERJ); Mestre em Psicanálise, Pesquisa e Clínica (UERJ); Doutoranda em Psicanálise, Pesquisa e Clínica (UERJ); Supervisora do Setor de Psicologia da Associação Fluminense de Reabilitação; Psicanalista da Escola de Psicanálise Práxis Lacaniana.

Denise Jalles - Psicóloga (UFF); Mestre em Educação (UFF); Psicanalista do CAPSi José Garoto.

Flávia Bonfim - Psicóloga (UfFF). Especialista em Psicanálise e Laço Social (UFF); Mestranda em Pesquisa e Clínica Psicanalitica (UERJ). Psicóloga do Programa Reintegrar da Associação Fluminense de Reabilitação.

Frederico Martins - Psicólogo (UFF); Mestre em Epistemologia (PUC-RJ); Professor da Universidade Salgado de Oliveira.

Maria José Soares - Cientista Social (UFF); Mestre em Ciências Sociais (UFF); Professora da Universidade Salgado de Oliveira; Diretora Acadêmica da Universidade Salgado de Oliveira.

Naira Sampaio - Psicóloga (UFF); Mestre em Saúde Coletiva (UERJ); Professora da Universidade Salgado de Oliveira. Coordenadora do Núcleo de Psicologia Aplicada da Universo.

Paula Cury - Psicóloga (UFF); Mestre em Psicanálise, Pesquisa e Clínica (UERJ); Doutoranda em Psicologia Clínica (PUC-SP); Professora da Universidade Salgado de Oliveira. Coordenadora do Curso de Psicologia da Universo; Psicanalista do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro.

Rogerio Quintella - Psicólogo (UFF); Mestre em Teoria Psicanalítica (UFRJ); Doutor em Teoria Psicanalítica (UFRJ); Professor da Universidade Salgado de Oliveira; Supervisor Clínico-Institucional do Projeto Desins (Maricá); Psicanalista da Escola de Psicanálise Letra Freudiana.

MATRÍCULAS ABERTAS
Inscrições: UNIVERSO – Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa
Rua Marechal Deodoro, 263, Bloco B, 3o andar
Informações: (21)2138-4911, (21)9875-1967; posnt@nt.universo.edu.br; pgpsicanalise@gmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário