Psicóloga / Psicanalista Flavia Bonfim - Atendimento - Cursos - Eventos - Textos
Contatos: (21) 98212-6662 / 2613-3947 (Secretária eletrônica)

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

LATUSA DIGITAL - Nº 44/45 Março a Junho de 2011


Já é possível conferir o novo número da Revista Latusa Digital!
Segue abaixo o Editorial escrito por Ondina Machado, bem como os títulos do trabalhos e o link de acesso aos artigos completos.


EDITORIAL

"Latusa Digital tem como linha editorial divulgar aquilo que é produzido na Seção Rio. Seu material é fruto da seleção de textos enviados espontaneamente e através de uma busca ativa nas atividades da nossa comunidade. Com isso temos, no presente número, um mix de autores tarimbados e suas articulações originais e as não menos originais produções de novos autores.  Esta mistura tem caracterizado nossa Seção, sendo responsável nos últimos anos por sua efervescência.

Contamos com 2 textos que fazem a interface da psicanálise com o direito. O primeiro é de Romildo do Rêgo Barros que, apesar de escrito em 2006, ainda não havia sido publicado. Sua atualidade foi demonstrada ao ser trabalhado no evento Rio Americano, preparatório para o V Enapol. São reflexões sobre o universal da lei e o particular de sua aplicação. O segundo é de Christiane Zeitoune que nos traz parte da pesquisa que serviu de base para sua tese de doutorado. Nele a autora nos apresenta suas hipóteses sobre a incidência de atos infracionais cometidos por adolescentes.

Outro texto provocado pelo evento Rio Americano, desta feita ocorrido na Mediateca da Maison de France, é o de Paula Borsoi. O impactante massacre ocorrido numa escola em Realengo no começo do ano é o eixo das considerações a respeito da participação do analista na contingência de uma tragédia.

Em Cisne Negro, Sandra Viola nos apresenta uma análise das implicações do relacionamento mãe e filha nos destinos da jovem bailarina protagonista do filme.

Os 2 textos seguintes foram extraídos da brochura feita por ocasião da Jornada de Encerramento da turma de 2007-2010 do Instituto de Clínica Psicanalítica – ICP.  Suas autoras são Mariana Mollica e Joana Maia Simoni que gentilmente se dispuseram a reduzir seus trabalhos e retirar os casos clínicos para que pudesse entrar na edição digital de Latusa. Mariana faz um estudo criterioso da clínica diferencial, enquanto Joana nos apresenta um ensaio sobre o desafio de uma mulher escrever um romance erótico que resulta num clássico da literatura francesa.

Também nas Seções mantivemos a matéria prima da Seção Rio. Com uma resenha do texto Efeito do retorno à psicose ordinária, Cristina Frederico nos ajuda a extrair as conseqüências clínicas deste sintagma sem, contudo, usá-lo como um refúgio de nossa ignorância. Ao escrever sobre o filme O pecado de Hadewijch, Stella Jimenez nos mostra o amor místico na sua vertente de apaziguamento e na de angústia. Já Maria Lúcia Celestino toma o elogiadíssimo filme Incêndios à luz do romance familiar.

Sem pretender o prestígio de um queijo com goiabada ou uma cachaça com limão, esperamos proporcionar-lhes a mesma satisfação."


Ondina Machado

TRABALHOS:

1) A prática psi como suplemento do sistema judicial - Romildo do Rêgo Barros
2) A Loucura que estrutura e a passagem ao ato - Paula Borsoi
3) Cisne Negro: fora de cena - Sandra Viola
4) O ato infracional e os impasses da sexuação na adolescência - Christiane da Mota Zeitoune

5) Indicações topológicas sobre o corte analítico: em busca da ética na clínica diferencial - Mariana Mollica
6) Do masoquismo da mulher ao semblante - Joana Maia Simoni

TRABALHOS ONLINE http://www.latusa.com.br/latusa_revista_digital_44_45.html

domingo, 28 de agosto de 2011

CONLAPSA - Trabalho: "O falo, a comédia e o semblante na relação sexual"



CONLAPSA - VII Simpósio do Praograma de Pós-Graduação em Psicanálise da UERJ

Trabalho: "O falo, a comédia e o semblante na relação sexual"

Autoras: Flavia Bonfim e Ana Costa (professora da UERJ) 

Resumo:

Levando em consideração o testemunho na clínica do mal-estar que permeia os encontros amorosos, temos como proposta discutir o lugar do falo enquanto um terceiro termo que faz funcionar e põe obstáculo à relação sexual. Para tanto, nos apoiaremos nas formulações de Lacan a respeito do falo e sua relação com o cômico e o semblante na relação entre os sexos, tomando como referência o Escrito “A significação do falo”, o Seminário 5 e o Seminário 18 – evocando, assim, diferentes momentos do ensino lacaniano no qual esta temática perpassa. Lacan chama atenção para o fato de que o sujeito frente à abolição do instinto (pré-determinante do comportamento macho ou fêmea) tem como recurso servir-se de manifestações típicas ou idealizadas da posição de cada sexo – um parecer homem ou mulher, que acabam por desembocar no risível dado o descompasso na relação entre os sexos.  Fazer referência ao cômico, contudo, não é ignorar o profundo drama, e muitas vezes a tragédia, que permeia certas relações humanas. Nesse sentido, Lacan nos lembra que o cômico não deixa de estar ligada à tragédia, visto que existe o tragicômico e na medida em que na antiguidade uma comédia sempre completava uma trilogia trágica. Se o encontro entre o sexos têm algo de risível, é porque identificamos a posição particular do homem e da mulher em lidar com o impossível da relação sexual, no qual o falo se inscreve como único significante estruturador da sexualidade. Diante deste impossível, temos o semblante como um efeito quer no plano da imagem, quer no plano do significante, que busca dar conta do real – enquanto o que resiste no sexual – visto que não podemos nomeá-lo.  O semblante tenta articular um sentido, uma aparência, ali onde não há sentido, onde é puro real. Precisamente, podemos dizer que o semblante é da ordem da tentativa de encontrar recursos para lidar com o lado insuportável da disjunção entre homens e mulheres, com o lado insuportável da ausência de relação sexual, no qual o amor se inscreve como suplência.

Palavras-chaves: Falo. Comédia. Semblante. Relação sexual. Real.

sábado, 20 de agosto de 2011

XIII JORNADAS DE FCCLRJ - A CLÍNICA DO ATO


XIII Jornadas Formações Clínicas do Campo Lacaniano
" A CLÍNICA DO ATO" de 25/11 a 27/11/11


Local:
Hotel Novo Mundo
Praia do Flamengo, 20
Rio de Janeiro, Brazil


Datas e valores para inscrições
Até 15/08
estudante de graduação - 90,00
membro e participante - 150,00
profissional - 170,00

Até 30/09
estudante de graduação 110,00
membro e participante - 170,00
profissional - 190,00

Até 15/11
estudante de graduação 130,00
membro e participante - 190,00
profissional - 210,00

No local
estudante de graduação - 160,00
membro e participante - 220,00
profissional - 250,00

Informações: Rua Goethe, 66, Botafogo - mail : secretaria@fcclrio.org.br
telefone: 21 2537 1786 / 2286 9225
Secretária : Célia Silva
Depósito: Banco Itaú, agência 8598 ,cc: 06617-6
Inscrições realizadas por conta bancáriai precisam ser confirmadas por via e-mail.