Psicóloga / Psicanalista Flavia Bonfim - Atendimento - Cursos - Eventos - Textos
Contatos: (21) 98212-6662 / 2613-3947 (Secretária eletrônica)

domingo, 17 de fevereiro de 2019

Seminário da Escola Brasileira de Psicanálise em Niterói - RJ




Seminário da EBP em Niterói  -  2019

TEMA - O Fio da Fantasia em Freud e Lacan: a conexão do significante com o gozo

Coordenação: Ana Lúcia Garcia de Freitas

Colaboração: Lúcia Mariano



Duraçao: 1 ano
Dia e horário: Segundas-feiras ( segundas e quartas segundas-feiras de cada mês)  20hàs 21h30h
Local: Rua Gavião Peixoto,148/1201
Data de Início: 11 de fevereiro 2019


Informações: Ana Lúcia Garcia (99612-1190/2610-9246) , Lúcia Mariano ( 99262-7468/2714-4416) e Secretaria EBP-RJ-  2539-0960.
Inscrições: e-mail  algarciadefreitas@gmail.com  (nome,celular e email)
Vagas Limitadas

"Em 2018, nossas pesquisas ficaram circunscritas ao seminário do livro 6, “ O Desejo e sua Interpretação”. Lacan, ao longo deste seminário situa a  “ a fantasia como suporte necessário ao desejo”. Sua fórmula, enquanto estrutura mínima, inclui o sujeito barrado e o objeto “a” e todas relações possíveis ,menos a igualdade. Na aproximação do sujeito falante com o seu objeto produz-se um impasse, só consegue alcançá-lo ao preço de sua elisão, toma o lugar do objeto, anulando-se sob o significante falo. Eis a mediação fálica do desejo. Na fantasia o objeto toma o lugar daquilo que o sujeito está privado, o falo.
    Para introduzir Hamlet, assistimos ao filme sobre a tragédia, localizando esse herói contemporâneo na obra de Shakespeare. Trabalhamos as 7 lições do seminário , nas quais Lacan buscou cernir a posição de Hamlet em relação a seu desejo, o qual nos remete a sua fantasia, na medida em que a fantasia é a pedra de toque do desejo. Constatamos,  na riqueza desta obra, que o desejo de Hamlet condensa o desejo do neurótico em cada instante de suas incidências. O drama da subjetividade de Hamlet, encontra-se  ilustrado, ao longo da peça, na relação com o desejo do Outro, simbolizado pelo Outro primordial. No capítulo XVII,  “Luto e Desejo”, Lacan afirma que “ é do objeto no desejo que nos interessa articular na tragédia de Hamlet”, na medida em que, o objeto no desejo  é a “libra de carne” que o sujeito sacrifica dele mesmo na operação significante. Isso que é sacrificado é o falo. Ao longo das lições, Lacan compara as tragédias de Édipo e Hamlet. Ao final, conclui que o luto pelo falo é operação essencial para a declínio edípico.   
     Convidamos nossa colega, Maria Silvia Hanna, para trazer suas contribuições em relação ao tema XXII Encontro Brasileiro do Campo Freudiano. Apresentou  o texto dos Escritos: “ A Significação do Falo”, onde pudemos fazer a interface entre o nosso seminário e o tema do Encontro.
    Em  2019, daremos continuidade às  lições do seminário do livro 6 , a partir do capítulo “A Fantasia fundamental”, visando elaborar o que Miller chama de “primeira lógica da fantasia” em Lacan.  A direção deste seminário se encaminhará para especificar o estatuto do objeto da fantasia que no Seminário livro 6, é predominantemente imaginário ,para sua formalização como real, no Seminário livro 10: A Angústia.
     Desse modo seguiremos na trilha do vetor de nossas reflexões, entrelaçando fantasia e pulsão com o “último” Lacan do Sinthome.
      Para 2019, pretendemos manter nossa proposta de intercalar a leitura comentada dos textos selecionados, com discussões clínicas que possam ilustrar os conceitos que estão sendo estudados. Para tal convidaremos colegas da seção Rio que possam contribuir com a trajetória teórico/clínica deste seminário."

Referências Bibliográficas
Freud, S. Edição Standard Brasileira das obras Completas. Rio de Janeiro: Imago.
______  Fantasias histéricas e sua relação com a bissexualidade. Vol. IX
______  Formulações sobre os dois princípios do funcionamento mental. Vol. XI
______  “Uma criança é espancada”: uma contribuição ao estudo da origem das perversões. VOL. XVII
______  Além do princípio do prazer. Vol. XVIII.
______  Inibições, sintomas e angústia. VOL. XX.
______  Lacan, J. “ A direção do tratamento e os princípios de seu poder”, in Escritos. Rio de Janeiro, J, Zahar, 1998.
______ O Seminário, Livro 5: As formações do inconsciente. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 1999.
______ O Seminário, Livro 6: O desejo e sua interpretação. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 2016.
______ O Seminário, Livro 10: A Angústia. Rio de Janeiro: Zahar Editor,2005.
______  O Seminário, Livro 17: O avesso da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 1992.
Editor,1985.
______ Miller, J.A  Del Síntoma al Fantasma.Y Retorno. Buenos Aires: Paidós, 2018.
______ Miller, J.A. Perspectivas dos Escritos e Outros Escritos de Lacan. Entre o desejo e o gozo. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 2011.
_____ Miller, J. A. El Partinaire-síntoma. Buenos aires: Paidós, 2011.
_____ Miller, J.A. Uma introdução à leitura do Seminário 6. Opção Lacaniana 69/69. São Paulo,2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário