Psicóloga / Psicanalista Flavia Bonfim - Atendimento - Cursos - Eventos - Textos
Contatos: (21) 98212-6662 / 2613-3947 (Secretária eletrônica)

terça-feira, 20 de setembro de 2011

COLOQUIO: O QUE ENSINA A PSICANÁLISE, COMO ENSINÁ-LO? ICP-EBP/RJ


COLOQUIO
O QUE ENSINA A PSICANÁLISE, COMO ENSINÁ-LO?


“O que eu ensino, salta aos olhos que se relaciona com o que se chama de experiência psicanalítica”(Lacan, J. Meu ensino, sua natureza e seus fins in: Meu ensino, 1967/2006, p.81).


Coordenação: Maria Silvia Garcia Fernández Hanna, Maria do Rosário do Rego Barros, Maria Inês Moura Lamy e Rodrigo Abecassis




 A pergunta do título do Colóquio extraída do escrito de J. Lacan intitulado “A psicanálise e seu ensino” é um convite a falar sobre o tema a partir da experiência de cada um nos diferentes lugares que ocupamos, seja como ensinantes ou como ensinados, no Instituto, na escola, na universidade, na saúde mental, com o objetivo de  encaminhar as respostas que damos às dificuldades e os limites nos dias de hoje.
Para encaminhar nossa questão situamos como ponto de partida que tanto o objeto quanto as modalidades do ensino  compartilham uma mesma estrutura que não é outra que a hiância que emerge na distância entre o significante e o significado, entre a letra e o sentido, entre a fala e a escrita.

Modalidade do trabalho:
Partiremos de alguns recortes das três conferências de j. Lacan pronunciadas no ano 1967 e compiladas no livro “Meu ensino” que faz parte da série Paradoxos de Lacan que serão previamente comentados de forma escrita por alguns colegas e divulgados com antecedência.
Todos os inscritos no Colóquio serão sorteados para compor cartéis fulgurantes de um dia. Também por sorteio será escolhido o texto do qual cada cartel se encarregará. Nomes e textos e endereços para o encontro dos cartéis serão anunciados dia 21 de setembro, quarta-feira, via internet.
O encontro dos cartéis será no dia 01 de outubro, sábado, e terá a duração de 2 horas e meia em local próximo à Seção (bares, consultórios, casas). Cada cartel escolherá o +1 do cartel e um relator que apresentará os pontos interessantes da discussão.
Todos os participantes retornarão à Seção (Rua Capistrano de Abreu 14 Humaitá)  às 11:30 h para compartilhar um lanche e logo depois será realizada a apresentação dos relatórios a partir dos quais haverá  discussão ampliada.  O término do trabalho está previsto para as 14:00h.

Aqueles que puderem oferecer endereços (residências ou consultórios) próximos à Seção para o encontro dos cartéis, por favor, avisem no ato da inscrição.

Textos que serão discutidos nos cartéis:

Lacan, J “Lugar, origem e fim do meu ensino” In: Meu ensino, RJ. Jorge Zahar Ed. 2006.
Lacan, J “Meu ensino, sua natureza e seu fins” in: Meu ensino, RJ. Jorge Zahar Ed.2006.
Lacan, J  “Então, vocês terão escutado Lacan” In: Meu ensino, RJ. Jorge Zahar Ed. 2006.


Outros Textos de referência:

Lacan, J “O ensino da psicanálise” In: Escritos, RJ. Jorge Zahar Ed.
Lacan, J  “Alocução sobre o ensino” In: Outros Escritos, RJ. Jorge Zahar Ed.
Miller J A Seminário “Coisas de fineza” aula IX.
Miller J A Seminário sobre a obra de Lacan Aula I ano 2011.

Textos produzidos por integrantes da Comissão organizadora:
Hanna, M. S. G. F “ O que ensina a psicanálise” (relatório apresentado na Reunião dos Institutos do Brasil ano 2011). Disponível na Biblioteca da Seção RJ-
Abecassis, R. “Considerações sobre o ensino da psicanálise” (disponível na Biblioteca da Seção RJ)



Inscrições até dia 19 de setembro, segunda-feira, pelo endereço: ebprio@ebprio.com.br
O valor da inscrição será: R$ 10,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário