Psicóloga / Psicanalista Flavia Bonfim - Atendimento - Cursos - Eventos - Textos
Contatos: (21) 98212-6662 / 2613-3947 (Secretária eletrônica)

sexta-feira, 21 de março de 2014

Ciclo de Conferências em Psicanálise – Niterói (Escola Brasileira de Psicanálise)

   

  Ciclo de Conferências em Psicanálise – Niterói
  O tratamento do sintoma:
  As novas formas do sujeito suposto saber e o objeto



  Coordenação: Ana Lúcia C. Garcia de Freitas
  Local: Rua Lemos Cunha, 442. Icaraí – Niterói - RJ
  Valor: R$ 50,00 cada conferência
  Inscrições: secretaria do ICP – RJ, Tel. (21)2286-7993
  

  
  Na atualidade, os sintomas trazem mudanças que repercutem nos próprios instrumentos da prática psicanalítica, a saber, na interpretação e transferência. A orientação lacaniana sensível às variações das novas configurações sintomáticas, indaga-se sobre o como a transferência e as novas formas do sujeito suposto saber se constituem, na medida em que, a demanda do sujeito expressa novas modalidades de relação do desejo com o objeto a. Neste sentido, pesquisar as novas formas do sujeito suposto saber é se debruçar sobre os impasses enfrentados pelos analistas acerca do real da clínica. Pretende-se abordar esse tema em três conferências, tendo cada uma, um tema específico a ser ministrado por um convidado.  
  
  Cronograma
  
  As novas formas do sujeito suposto saber

  Dia: 01 de abril
  Horário: 19:30h
  Conferencista: Ângela C. Bernardes, Psicanalista, Membro da EBP, Seção Rio
    
  Sobre o sujeito suposto saber e o objeto a
  Dia: 20 de maio
  Horário: 19:30h
  Conferencista: Márcia Zucchi – Psicanalista, Membro da EBP, Seção Rio
  
  Do sujeito suposto saber ao saber fazer na clínica de psicanálise com crianças
  Dia: 17 de junho
  Horário: 19:30h
  Conferencista: Maria do Rosário Collier do Rêgo Barros - Psicanalista, Membro da EBP, Seção Rio.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Nota sobre o corpo na atualidade.

POR FLAVIA BONFIM

O corpo foi sede de pecado na Idade Média, passando por sua normatização no século XIX, com os ideais higienistas de limpeza, beleza e força, até chegar a meio de puro gozo nos dias atuais
Na contemporaneidade, o corpo tende a ser idealizado, visto a associação de discursos sobre a saúde e a estética. O corpo deve seguir os padrões de beleza estabelecidos, tornando-se, portanto, desejável. Um corpo não deve comportar as marcas do tempo, nem apontar para a doença e a morte, evitando, assim o encontro com a perda e a castração. 
A beleza deixou de ser apenas um adjetivo e tornou-se um imperativo social. Ou seja, todos devem ser belos e isso implica em seguir certos padrões estabelecidos pela sociedade. Os meios de comunicação de massa (TV, revista, outdoor) divulgam os novos padrões de beleza e a sociedade exerce pressão para que se chegue à perfeição desses modelos esteticamente padronizados. 
A beleza, com isso, tornou-se também um objeto de consumo e um imperativo sobre as mulheres, que  só tendem a produzir mal-estar sobre aquelas que não se enquadram nesses padrões pré-estabelecidos. Padrões, estes, que são inalcançáveis na medida em que somente com a ajuda de fotoshop pode ser encontrado, tal como o video abaixo denuncia. 
Já em 1930, Freud falava a respeito do conflito entre o desejo do sujeito e as normas da sociedade, apontando que daí emergia mal estar na civilização - sendo este fruto do resto, da diferença, da defasagem entre o esperado e o encontrado, entre o universal e não coletivizável. Eis, então, nosso "mal estar da civilização" que passa pelo corpo como objeto de consumo.



Assista ao video e 
descubra como se constrói um corpo perfeito!



segunda-feira, 10 de março de 2014

Seminário da Escola Brasileira de Psicanálise em Niterói


Coordenação: Ana Lúcia Garcia de Freitas.

Seminário: “ A distinção do discurso das histéricas e o feminino”
A discussão será baseada na leitura do capítulo VII – “ Letra de UMA CARTA DE AMOR”, do seminário do livro 20: MAIS, ainda, de Lacan. Neste, Lacan nos apresenta as fórmulas da sexuação e suas contribuições sobre a sexuação feminina e masculina como duas formas distintas de gozo.

Início: 18/03, terça-feira, às 20:30h
Próximos encontros: 15/04, 29/04, 06/05 e 03/06.
Local: Rua Lemos Cunha, 442 – Icarai – Niterói.
Informações: Tel: 996121190.