Psicóloga / Psicanalista Flavia Bonfim - Atendimento - Cursos - Eventos - Textos
Contatos: (21) 98212-6662 / 2613-3947 (Secretária eletrônica)

sexta-feira, 16 de março de 2012

PRAXIS LACANIANA - PROGRAMAÇÃO 2012

<><><><>
<>
<><><><>

.: PROGRAMA DE ENSINO 2012 :.
1º SEMESTRE : 19/03 a 13/07
2º SEMESTRE : 06/08 a 15/12
SEMINÁRIOS E CURSOS I - Seminário Avançado de Leitura à Letra
"L'insu que sait de l'une-bévue s'aile à mourre" – Seminário 24 de Jacques Lacan – quinzenal, 2 e 4 quartas-feiras, ás 20h.
O seminário avançado de leitura à letra tem, na prática da escola, um lugar que possibilita avançar as questões a respeito do real da prática analítica pela entrada do discurso do analista. Nesse sentido, este ano, pela sequência que vimos fazendo, decidimos pelo seminário "L'insu que sait de l'une-bévue s'aile à mourre", que nos convoca a trabalhar a relação da função da escrita com a linguagem.

Tanto pela ortografia, quanto pela homofonia, ficam situadas no jogo translinguístico diferentes possibilidades de tradução e de sentidos, talvez por ser intraduzível e sem sentido: "O não-sabido que sabe de uma-equivocação"; "O não-sabido que sabe do inconsciente"; "O fracasso de uma-equivocação"; "O fracasso do inconsciente"; "O fracasso do Unbewusste é o amor"...
É pela referência à escrita que o sujeito encontra seu real, o inconsciente enquanto consiste num saber no real, que Lacan chamou alíngua, o que nos abre à função do enigma em sua dimensão de verdade e nos faz sentir, nesse nível, o que é o chiste em sua relação com o inconsciente.
Coordenação: Antonia Portela Magalhães, Edméa Roque, Gracinda Peccini, Iaci Torres Pádua, Isabel Martins Considera, Maria Auxiliadora Bragança de Oliveira, Maria Isabel Fernandez, Maria José Carvalho, Marilu Guerreiro e Sonia Damasceno.
II - Seminário Clínica e Discurso da Psicanálise
"A função do objeto a na direção da cura".
mensal, 3 quartas-feiras, às 20h.
Apontar distintos momentos em uma cura, em termos do valor de uma análise enquanto vai além do terapêutico, não é um progresso, é só uma diferença. Como diz Lacan, não há progresso, e o que se espera não é forçosamente o que se recolhe.

O objeto a, invenção lacaniana, não é sem a antecedência do objeto em Freud. É porque há algo da pulsão que não se satisfaz no amor, que o sujeito suposto saber tem uma possibilidade lógica de se reduzir a um objeto, onde tem lugar a função desejo do analista. Este seminário é um convite para trabalharmos as diferenças que, na direção da cura, devem ser não dissimuladas e sim distinguidas segundo a criação do conceito em jogo.
Coordenação: Isabel Martins Considera

LEITURAS DE BASE E FUNDAMENTOS DA PSICANÁLISE
I - Textos freudianos:
1 - "Inibição, sintoma e angústia" - segundas-feiras, às 17h.
"Visto não haver qualquer dúvida de que a histeria tem forte afinidade com a feminilidade, da mesma forma que a neurose obsessiva com a masculinidade, afigura-se provável que, como um determinante da ansiedade, a perda do amor desempenha o mesmíssimo papel na histeria que a ameaça da castração nas fobias e o medo do superego na neurose obsessiva". Freud, cap. VIII
Coordenação: Iaci Torres Pádua e Isabel Martins Considera
2 - "Notas sobre um caso de neurose obsessiva" – O Homem
dos Ratos - sextas-feiras, às 10h.
A eleição do caso clínico "O Homem dos Ratos" justifica-se pelo interesse em seguirmos o viés de Freud, considerando a raiz e a estrutura da neurose obsessiva no ponto do enganchamento dos significantes que determinam o sintoma e mobilizam o sujeito no limite do tramado que ele constrói para se manter refém do destino a que acede pelas identificações paternas.
Coordenação: Gracinda Peccini, Maria Isabel Fernandez e Marilu Guerreiro
II – Escritos e Seminários de Lacan:
1 - "Função e campo da fala e da linguagem" – Escritos -
segundas-feiras, às 18:30h.
"Quer se pretenda agente de cura, de formação ou de sondagem, a psicanálise dispõe de apenas um meio: a fala do paciente. A evidência desse fato não justifica que se o negligencie." Neste texto Lacan dirige-se aos jovens analistas e chama-lhes atenção para a diferença instaurada pela psicanálise que, em seu retorno a Freud, situa na estrutura da linguagem seu ponto fundamental. Discute e articula tanto em termos da formação do analista, quanto em termos da prática analítica, os fundamentos da fala e da linguagem, na constituição do sujeito.
Coordenação: Antonia Portela Magalhães

2 - "A instância da letra no inconsciente ou a razão desde Freud"
Escritos – quartas-feiras, às 18:30h.
"Designamos por letra este suporte material, que o discurso concreto toma emprestado da linguagem. Essa definição simples supõe que a linguagem não se confunda com as diversas funções somáticas e psíquicas que servem mal ao sujeito falante... o sujeito pode parecer servo da linguagem, o é ainda mais de um discurso em cujo movimento universal seu lugar já está inscrito em seu nascimento, nem que seja sob a forma de seu nome próprio".
Coordenação: Edméa Roque, Iaci Torres Pádua, Maria José Carvalho
3 - "O valor de significação do falo" – Seminário 5 - sextas-feiras, às
11:30h.
A função enigmática do falo, desde Freud, aparece ligada a um campo específico da experiência do sujeito do inconsciente, campo de sua estruturação no lugar do Outro. Quando o falo toma valor de significante, a função fálica pode operar permitindo ao sujeito ter acesso às questões que interrogam o desejo e o gozo.
Coordenação: Gracinda Peccini, Maria Auxiliadora B. de Oliveira e Marilu Guerreiro
CARTÉIS Os cartéis se constituem pela reunião de 3, 4 ou 5 pessoas que se escolhem para produzir um trabalho. Esses (3, 4 ou 5) elegem o + 1, que deverá ser membro da Escola. A inscrição do cartel (nome de seus integrantes, respectivo título e tempo de duração) deverá ser feita na secretaria.
JORNADAS E CONGRESSOS
Jornada Anual da Escola
"Letra, Linguagem e Inconsciente na Prática Psicanalítica"
Dias 15 e 16 de setembro.
Auspício da Fundação do Campo Lacaniano

Jornada de Cartéis e Encerramento das Atividades
Dia 15 de dezembro.
V Congresso Internacional de Convergência Movimento Lacaniano para a Psicanálise Freudiana
"O ato psicanalítico: suas incidências clínicas, políticas e sociais" Dias 22, 23 e 24 de junho – Porto Alegre – Brasil.
Reunião da Comissão de Enlace Geral de Convergência Movimento Lacaniano para a Psicanálise Freudiana
Dias 20 e 21 de junho – Porto Alegre - Brasil
REUNIÕES
• de Ensino: segundas-feiras, 15h (fechada)
• de Membros: 1ªs quartas-feiras e 3ªs segundas-feiras, 20h

ATIVIDADES NO RIO DE JANEIRO
Textos freudianos: "Inibição, sintoma e angústia"
terças-feiras, às 11:30h
Coordenação: Iaci Torres Pádua
Escritos: "A instância da letra no inconsciente ou a razão desde
Freud" – terças-feiras, às 12:45h
Coordenação: Iaci Torres Pádua
BIBLIOTECA
Aberta ao público para consulta no local.
Horário: segundas e quartas-feiras de 14h às 20h e sextas-feiras de 9:30 às 13h.
COORDENAM A PRÁTICA DA ESCOLA: Antonia Portela Magalhães, Cássia Fontes Bahia, Edméa Roque, Gracinda Peccini, Iaci Torres Pádua, Isabel Martins Considera, Maria Auxiliadora Bragança de Oliveira, Maria Isabel Fernandez, Maria José Carvalho, Marilu Guerreiro, Sonia Damasceno.




<><>
<>

Nenhum comentário:

Postar um comentário