ESCUTEM OS AUTISTAS !*
Por
Jean-Claude Maleval
Os
autistas que escrevem não são loucos literários. Eles não acreditam, como esses
últimos, ter feito uma grande descoberta. São sujeitos que devem ser levados a
sério. Eles se exprimem para mostrar que são seres inteligentes, paraa serem
tratados com mais consideração, e para pedir respeito para suas invenções
elaboradas para conter a angústia. Eles desejariam que se interditasse
legalmente sua escuta para submetê-los, mais frequentemente sem seu
consentimento, a métodos de aprendizagem ? É preciso tomar o partido de
escutá-los ou o de coagi-los ? Escolher escutá-los expõe a se confrontar
com opiniões perturbadoras.
Uma das autistas de alto nível dentre as mais conhecidas, Donna Williams, não hesita, em relação
ao tratamento do autismo, a se engajar fortemente : « a melhor abordagem »,
escreve, seria « aquela que
não sacrificasse a individualidade e a liberdade da criança com a idéia que se
fazem da respeitabilidade e de seus próprios valores os pais, os professores
como seus conselheiros 1 ». Uma outra confirma:
« … as pessoas que mais me
ajudaram foram sempre as mais criativas e as menos ligadas a convenções 2»
A psicanálise não é uma, ela é múltipla, como o são as práticas
psicanalíticas ; elas têm todas entretanto um ponto em comum : são
fundadas sobre a escuta do outro. Sonhar em interditar legalmente a escuta de um grupo humano revela uma
ideologia política subjacente das mais inquietantes. Certamente,
nem toda escuta é psicanalítica, mas como o legislador fará a diferença entre a
prática psicanalítica nociva da escuta e a benéfica autorizada ? É ir além
de seu papel de defender as abordagens surdas para a escuta das
singularidades do sujeito autista ? Isto parece estar em ruptura com a Declaração dos direitos das pessoas
autistas, proposta por Autisme Europe e adotada pelo Parlamento Europeu
em 9 de maio de 1996. Nesta última, é demandado reconhecer e respeitar os desejos dos indivíduos, de sorte
que os autistas deveriam ter « o direito de não serem expostos à
angústia, às ameaças e aos tratamentos abusivos». Como isso poderia se
fazer sem os escutar?
Todas as práticas psicanalíticas têm em comum a defesa do respeito do singular
e sua não reabsorção no universal. É o que desejavam unicamente os
autistas que se exprimem. Não é aos estudos randomizados permitindo a avaliação
científica impecável às quais convém demandar em primeiro lugar como fazer aí
para tratar o autismo ; são os sujeitos concernidos que têm mais a nos
ensinar. Eles possuem um saber precioso sobre si mesmos. Levemos a sério
os conselhos dados por Jim Sinclair aos pais, também pertinentes para os
educadores e os clínicos : « nossos modos de entrar em relação,
afirma em nome dos autistas, são diferentes. Insistam sobre as coisas que suas
expectativas consideram como normais, e reencontrarão a frustração, a decepção,
o ressentimento, talvez mesmo a raiva e o ódio. Aproximem-se
respeitosamente, sem preconceitos, e abertos a coisas novas, e voces
encontrarão um mundo que não teriam podido jamais imaginar3». Uma
autista muda culta tal como Annick Deshays mostra-se também veemente
para reivindicar um cuidado dos autistas que não faça impasse sobre a
singularidade deles : « Por que fazer das discussões
intermináveis sobre os escritos oficiais que dizem respeito aos encargos das
pessoas autistas se os interessados eles mesmos não têm o direito às
informações, ainda menos à palavra ?4 »escreve em seu
computador. Ela se opõe aos métodos educativos que elaboram a priori o programa
das etapas do desenvolvimento a franquear : « Elaborar um plano
científico de educação com os autistas, de maneira uniforme e unilateral,
dispensa um regime de ditadura protetora, afirma. […] É mais importante
de início achar a faculdade (ou as faculdades) de cada pessoa autista antes de
estabelecer um passo educativo». Ela considera que « Fazer
comportamentalismo é incitar tornarmo-nos « fáceis » por uma
formatação que reduz nossa liberdade de expressão ; é endurecer nosso
grave problema de identificação e de humanização». Ela procurafazer-se entender
pelos especialistas para passar a seguinte mensagem : « Dizer
aos que decidem, desde hoje, que pensar por nós corre o risco de esvaziar a
« quintessência » de nossa razão de existir 5» Contra
esses métodos, ela defende « o risco de um diálogo », à vontade de
« domar o medo isolante», ela convida mesmo buscar « gostar dos
traços humorísticos próprios » da maneira dos autistas de « verem a
vida », tudo isso, acrescenta, « obriga a trabalhar mais em unicidade
do que em uniformidade, mais em relação dual que em propostas
unilaterais ». Ao contrário da maioria dos autistas, ela pede para
ser considerada como um sujeito capaz de uma criatividade que convém levar em
conta : «Içar nossos conhecimentos segundo nossa vontade, sublinha,
desdobra um potencial que nos é próprio ». « Quanto
mais tomo parte nas decisões que me concernem, acrescenta, mais tenho a
impressão de existir por inteiro 6».
Na
falta de serem ouvidos, muitos autistas terminam por se resignar ao que se lhe
impõe ; em revanche, quando o sujeito possui os meios de se exprimir, ele
se insurge. Assim Williams não esconde sua revolta na presença de certas
técnicas educativas. Nos anos 1990, ela fez um estágio na
Austrália numa casa especializada para crianças com dificuldade. Ela observou
lá dois educadores solícitos em seu trabalho com um autista. Ela ficou surpresa
pelo desconhecimento deles do mundo inetrior da criança. « Eu fiquei doente, escreve, de vê-los invadir
seu espaço pessoal com seus corpos, seu hálito, seus odores, seus risos, seus
movimentos e seus barulhos. Quase loucos, ele agitavam mordedores e
objetos diante dela como dois bruxos muito solícitos esperando exorcisar o
autismo. Segundo eles, aparentemente, faltava à criança uma overdose de
experiências que sua infinita sabedoria « do mundo » sabia trazer
para ela. Se eles pudessem utilizar uma alavanca para forçar a abertura de sua
alma e entupi-la « de mundo », eles o teriam feito sem dúvida sem
mesmo notar a morte de seu paciente na mesa de cirurgia. A menininhgritava e se
balançava, tapando as orelhas com seus braços para amortecer o barulho e
revirando os olhos para ocultar a matracagem da detonação visual. Eu observava
essas pessoas, desejando que eles conhecessem, eles também, o inferno dos
sentidos. Eu observava a tortura de uma vítima que não podia se defender numa
linguagem compreensível. […] Esses cirurgiões operavam com ferramentas de
jardinagem e sem anestesia 7» Sem dúvida se inspiravam num método clássico
de aprendizagem, que consiste a apresentar um estímulo em sequencias repetidas,
depois a observar a resposta da criança, e a dar uma consequência para
reforça-la ou a inibir. É uma aplicação sistemática desses princípios que é
defendida pelo método ABA, fundado por Lovaas. Isso durante dois anos, à
razão de 40 horas por semana, com crianças cujo consentimento não é pedido,
mesmo que saibamos que para maioria eles se ressentem das perguntas como
intrusivas e ameaçantes.
Desde
sua invenção a psicanálise perturba, revelando que o homem não é o senhor de si
mesmo, contrariamente às ilusões da razão, ela não anuncia uma boa notícia.
Todavia, a psicanálise perdura apesar das críticas incessantes, o que
testemunha antes de tudo sua vitalidade. Atualmente, é no terreno do autismo que se concentram os ataques contra a
psicanálise, vindo em particular do « Autismo France », associação de
pais da qual o deputado Fasquelle retoma o argumento em favor do métodoABA,
submetendo um projeto de lei visando interditar as práticas psicanalíticas. Em primeiro lugar, entre essas, o le
packing, já praticado por Esquirol, sob o nome de enfaixamento úmido, cinquenta
anos antes do nascimento de Freud... Os partidários do método ABA saíram
recentemente de uma controvésia científica legítima produzindo um filme de
propaganda severamente condenado pela justiça seguindo as queixas de
psicanalistas enganados pela diretora do filme. O defensor de
Sophie Robert, a diretora, tentou fazer valer que esta condenação conduziria à
interdição dos filmes de Mickael Moore se ela fosse confirmada. Mickaël
Moore é um diretor americano de filmes engajados (Bowling for Columbine,
Farenheit 9/11). Ele sofreu numerosos processos, e ganhou todos. Deve então haver
uma diferença entre sua prática e a de Sophie Robert. Duas parecem evidentes.
Mickaël Moore se coloca na cena e filma as questões que ele faz a seus
interlocutores. Sophie Robert não aparece e corta na montagem certas questões
das respostas dadas, o que muda evidentemente o alcance da resposta. Por outro
lado, Mickaël Moore interroga personalidades representativas das opiniões
que combate ; enquanto que Sophie Robert interroga certamente algumas
personalidades representativas, mas ela convoca além disso psicanalistas que
ninguém conhece e que exprimem opiniões que só engajam a si mesmos. Quem
quisesse utilizar o mesmo procedimento de propaganda para objetar contra o
método ABA iria procurar um educador partidário deste método utilizando ainda
as punições corporais 0 e não seria sem dúvida difícil de encontrar – até mesmo
um nostálgico dos bons velhos coques elétricos inicialmente utilizados
por Lovaas. Tratar-se-ia certamente de propaganda porque o método defende hoje
não maos recorrer ao condicionamento aversivo e às punições. Em poucas
palavras, se Mickaël Moore é tão presente em seus filmes, podemos deduzir
que tem orgulho do que faz. Sophie Robert escolheu se esconder. Delion, Golse,
Widlôcher e Danon-Boileau denunciam « uma montagem truncada a serviço
de uma causa a demonstrar» e visando a lhes ridicularizar8. Os
psicanalistas da ECF, Laurent, Stevens e Solano, não recuaram a fazer um
processo e a deformação maligna de suas proposições foi confirmada pela
justiça.
Os
partidários da ABA militam contra uma psicanálise que tanto inventam quanto
caricaturizam.Ela culpabilizaria os pais. Esta tese de Bettelheim sempre
citada não era mais unanimidade em seu tempo. Eles recusam desonestamente levar
em conta que nenhum psicanalista sério não a sustenta hoje. Eles sublinham que
o autismo seria um problema neurobiológico. Ora os dados mais favoráveis
a esta tese põem sempre em evidência que os elementos ligados ao
ambiente interferem com uma possível predisposição genética. Se é um
fato bem estabelecido é que diversos métodos aplicados de maneira intensiva (e
de preferência no caso a caso) chegam a modificar as condutas dos sujeitos, é
preciso sublinhar que não existe nenhum tratamento biológico do autismo e que a
descoberta da plasticidade cerebral dá conta da eficiência das práticas
psicológicas tanto quanto dessas dos métodos de aprendizagem.
Por
mais bem intencionadas que sejam, esses últimos encontram limites. Sua
eficácia, constata o relatório Baghdadli, é geralmente limitada à aquisição de
uma competência específica focada pela intervenção estudada, de sorte que ela
não implica numa mudança significativa do funcionamento da pessoa que se
beneficia da intervenção10.
Certamente, os
métodos de ensino invocam a seu favor as estatísticas eloquentes atestando sua
eficácia. Sem entrar em intermináveis discussões sobre suas interpretações e
sobre o que é realmente captado pelos números, sublinhemos, sobretudo, que é
incontestável que os resultados ao menos equivalentes podem ser obtidos por outros
métodos que respeitam mais o sujeito. Se sustentando unicamente ao que
contam as mães que conseguiram, pelos
métodos empíricos de inspiração diferente, retirando seus filhos do retiro autístico, parece claramente que a
melhora obtida pela doçura e a brincadeira não são menores que aquelas
adquiridas pela violência e a coerção. Quando os Copeland descobrem nos anos 60 que recorrer aos “carinhos-recompensas e aos tapas-punições » com sua filha melhora
claramente seu comportamento, eles creem ter encontrado a chave por tanto
tempo procurada no tratamento do autismo. « Eles
tentaram então fazê-la tocar todos os objetos diante dos quais ela tinha
testemunhado terror. Eles eram incontáveis. Na primeira vez, ela gritou com
todas as suas forças com muitas repetições, o passo pareceu impossível. Mas
enfim eles a puxam solidamente pelo punho e administram-lhe uma
correção a cada tentativa de resistência. Já que tal era o método
adotado, era preciso segui-lo. E, efetivamente, ao
curso de semana extenuantes, as
reticências de Anne claramente derreteram11» Ora as melhoras obtidas mais recentemente por Anne Idoux-Thivet com seu filho não foram
menores, entretanto ela sempre recusou a « usar o bastão e a cenoura »,
praticando uma « ludoterapia » orientada pelas
reações, as angústias e as manifestações da curiosidade de seu filho12. Em
poucas palavras, a aproximação desses
dois testemunhos opostos atesta que o que pode ser obtido pela violência pode
ser melhor ainda pela brincadeira. O tratamento de Dibs operado por V. Axline, apoiando-se
nos jogos de criança acompanhados numa abordagem não diretiva, tinha sido
estabelecido desde os anos 1960.
Uma outra mãe de uma criança autista, Hilde de Clercq, considerando a diversidade dos métodos chegou na seguinte constatação, a qual só podemos subscrever,« É bem mais agradável, para todo mundo, seguir o modo de pensar dessas crianças e de ficar positivo, do que impor-lhes se adaptarem e serem confrontados constantemente aos problemas de comportamento. A melhor estratégia para evitar problemas de comportamento é antecipá-los 13». Ora, para fazer isso, é incontornável levar em conta a maneira deles de lutar contra a angústia, o que as técnicas de aprendizagem negligenciam.
Todos os métodos de tratamento do autismo possuem seus sucessos e seus fracassos. Esta diversidade é resultado das diferenças consideráveis no funcionamento e nas expectativas dos sujeitos autistas. Entretanto, ela não tem o mesmo posicionamento ético: para os métodos comportamentais e cognitivo-comportamentais a fonte da mudança está situada essencialmente nas mãos do educador, e depois dos pais; em revanche, para os métodos que levam em conta a subjetividade, trata-se de estimular e acompanhar uma dinâmica da mudança inerente à criança. Os métodos psicodinâmicos fazem a aposta de uma responsabilidade do sujeito que pode conduzir até sua independência por vias que devem ser inventadas e não programadas antecipadamente (quem confiaria nos companheiros imaginários de Williams ou na máquina de compressão de Grandin ?) ; as abordagens educativas operam uma outra escolha: elas trabalham com uma criança que deve ser guiada na rota de um desenvolvimento normalizado, suposto valer para todos. Daí elas chegam certamente com frequência a melhorar a autonomia delas, mas penam para favorecer sua independência. Numerosos são hoje os autistas de alto nível que relatam como conseguiram a autonomia e a independência, nenhum dentre eles relatou ter sido beneficiado de maneira intensiva de métodos educativos, todos relatam em revanche ter inventado métodos muito originais para tornar compatível o funcionamento autístico deles com o laço social.
A psicanálise do século XXI não é a caricatura combatida pelo « Autisme France ». A maioria de seus detratores ignora que alguns psicanalistas (certamente sobre esse ponto ainda minoria) consideram que o autismo não é uma psicose, que contra a opinião de Tustin o objeto autístico pode servir de apoio precioso para o tratamento, que as interpretações significantes ou edipianas são a proscrever, que uma « doce forçagem » (A. Di Ciaccia) é necessária para suscitar as aprendizagens, etc. O que fica então da prática analítica? No essencial a capacidade de acompanhar o sujeito em suas invenções originais efetuadas para lidar com sua angústia. Os métodos de aprendizagem conduzem talvez um autista à autonomia, mas nunca à independência em relação à sua família. Esses métodos postulam, aliás abusivamente, que um acompanhamento será sempre necessário. Numerosas são as experiências singulares que vêm contradizer esta asserção. Os testemunhos dos autistas atestam que nunca um autista pode aceder à independência sem ter se beneficiado de uma escuta benevolente e de um respeito de suas invenções. É coerente que os que buscam apagar a fala dos autistas sejam os mesmos que se aplicam a uma propaganda caricatural para descrever as propostas dos psicanalistas. ₪
Uma outra mãe de uma criança autista, Hilde de Clercq, considerando a diversidade dos métodos chegou na seguinte constatação, a qual só podemos subscrever,« É bem mais agradável, para todo mundo, seguir o modo de pensar dessas crianças e de ficar positivo, do que impor-lhes se adaptarem e serem confrontados constantemente aos problemas de comportamento. A melhor estratégia para evitar problemas de comportamento é antecipá-los 13». Ora, para fazer isso, é incontornável levar em conta a maneira deles de lutar contra a angústia, o que as técnicas de aprendizagem negligenciam.
Todos os métodos de tratamento do autismo possuem seus sucessos e seus fracassos. Esta diversidade é resultado das diferenças consideráveis no funcionamento e nas expectativas dos sujeitos autistas. Entretanto, ela não tem o mesmo posicionamento ético: para os métodos comportamentais e cognitivo-comportamentais a fonte da mudança está situada essencialmente nas mãos do educador, e depois dos pais; em revanche, para os métodos que levam em conta a subjetividade, trata-se de estimular e acompanhar uma dinâmica da mudança inerente à criança. Os métodos psicodinâmicos fazem a aposta de uma responsabilidade do sujeito que pode conduzir até sua independência por vias que devem ser inventadas e não programadas antecipadamente (quem confiaria nos companheiros imaginários de Williams ou na máquina de compressão de Grandin ?) ; as abordagens educativas operam uma outra escolha: elas trabalham com uma criança que deve ser guiada na rota de um desenvolvimento normalizado, suposto valer para todos. Daí elas chegam certamente com frequência a melhorar a autonomia delas, mas penam para favorecer sua independência. Numerosos são hoje os autistas de alto nível que relatam como conseguiram a autonomia e a independência, nenhum dentre eles relatou ter sido beneficiado de maneira intensiva de métodos educativos, todos relatam em revanche ter inventado métodos muito originais para tornar compatível o funcionamento autístico deles com o laço social.
A psicanálise do século XXI não é a caricatura combatida pelo « Autisme France ». A maioria de seus detratores ignora que alguns psicanalistas (certamente sobre esse ponto ainda minoria) consideram que o autismo não é uma psicose, que contra a opinião de Tustin o objeto autístico pode servir de apoio precioso para o tratamento, que as interpretações significantes ou edipianas são a proscrever, que uma « doce forçagem » (A. Di Ciaccia) é necessária para suscitar as aprendizagens, etc. O que fica então da prática analítica? No essencial a capacidade de acompanhar o sujeito em suas invenções originais efetuadas para lidar com sua angústia. Os métodos de aprendizagem conduzem talvez um autista à autonomia, mas nunca à independência em relação à sua família. Esses métodos postulam, aliás abusivamente, que um acompanhamento será sempre necessário. Numerosas são as experiências singulares que vêm contradizer esta asserção. Os testemunhos dos autistas atestam que nunca um autista pode aceder à independência sem ter se beneficiado de uma escuta benevolente e de um respeito de suas invenções. É coerente que os que buscam apagar a fala dos autistas sejam os mesmos que se aplicam a uma propaganda caricatural para descrever as propostas dos psicanalistas. ₪
1 Williams D. Si on me touche,
je n’existe plus. [1992] Robert Laffont. Paris. 1992, p. 290.
2 Grandin T. Penser en images. [1995] O. Jacob. Paris. 1997, p. 114.
3 Sinclair J. Don’t mourn for us. Autism Network International, Our voice, 1993, 1, 3 ; ou http://web.syr.edu/%7Ejisincla/dontmourn.htm
4 Deshays A. Libres propos philosophiques d’une autiste. Presses de la Renaisssance. Paris. 2009, p. 57.
5 Ibid., pp. 114, 116, 121, 124.
6 Ibid., p. 118.
7 Williams D. Quelqu’un, quelque part. [1994] J’ai Lu. Paris. 1996, pp. 38-39.
9 Témoignage de P. Delion. Dossier CIPPA.(Coordination Internationale entre Psychothérapeutes Psychanalystes s’occupant de personnes avec autisme). Novembre 2011, p. 39. (www.cippautisme.org)
10 Baghdadli A. Noyer M. Aussiloux C. Interventions éducatives, pédagogiques et thérapeutiques proposées dans l’autisme. Ministère de la Santé et des Solidarités. Direction Générale de l’Action Sociale. Paris. 2007, p. 261.
11 Copeland J. Pour l’amour d’Anne. [1973] Fleurus. Paris. 1974, p. 39.
12 Idoux-Thivet A. Ecouter l’autisme. Le livre d’une mère d’enfant-autiste. Autrement. Paris. 2009.
13 De Clercq H. Dis maman, c’est un homme ou un animal ? Autisme France Diffusion. Mougins. 2002, p. 97.
2 Grandin T. Penser en images. [1995] O. Jacob. Paris. 1997, p. 114.
3 Sinclair J. Don’t mourn for us. Autism Network International, Our voice, 1993, 1, 3 ; ou http://web.syr.edu/%7Ejisincla/dontmourn.htm
4 Deshays A. Libres propos philosophiques d’une autiste. Presses de la Renaisssance. Paris. 2009, p. 57.
5 Ibid., pp. 114, 116, 121, 124.
6 Ibid., p. 118.
7 Williams D. Quelqu’un, quelque part. [1994] J’ai Lu. Paris. 1996, pp. 38-39.
9 Témoignage de P. Delion. Dossier CIPPA.(Coordination Internationale entre Psychothérapeutes Psychanalystes s’occupant de personnes avec autisme). Novembre 2011, p. 39. (www.cippautisme.org)
10 Baghdadli A. Noyer M. Aussiloux C. Interventions éducatives, pédagogiques et thérapeutiques proposées dans l’autisme. Ministère de la Santé et des Solidarités. Direction Générale de l’Action Sociale. Paris. 2007, p. 261.
11 Copeland J. Pour l’amour d’Anne. [1973] Fleurus. Paris. 1974, p. 39.
12 Idoux-Thivet A. Ecouter l’autisme. Le livre d’une mère d’enfant-autiste. Autrement. Paris. 2009.
13 De Clercq H. Dis maman, c’est un homme ou un animal ? Autisme France Diffusion. Mougins. 2002, p. 97.
* Texto extraido da revista "Lacan Cotidiano", número 155
Nenhum comentário:
Postar um comentário